2012 - Erika/Renata


Sujeito oracional e oração sem sujeito
                                Desprender-sede técnicas aprendidas durante boa parte da vida escolar não é fácil, mas depois que conhecemos outros caminhos para aprender gramática, percebemos que tudo se torna mais claro, e isso podemos comprovar no livro Prática de Morfossintaxe, em que são usadas diferentes maneiras de se entender e aprender gramática.
Como no caso dosujeito oracional que ésempre de natureza substantiva, representado, portanto por um sintagma nominal, e costuma-se pensar que o sujeito está sempre no começo da frase, mas há um equivoco, pois ele não precisa necessariamente estar no inicio.
Mas pensar que ele já não esta mais no inicio da frase como sempre pensamos pode criar certa confusão quando se pede que o encontre, já que não é mais tão óbvio.
Há uma maneira de encontrar o sujeito mesmo quando não esta no inicio da oração, basta transformar a frase em uma pergunta, e o termo da oração (não preposicionado) que puder ser substituído por um pronome reto (ele,ela,eles,elas) na oração é o sujeito, como no exemplo dado por Sautchuk :
Caíram do varal as roupas estendidas?
Sim, elas caíram do varal.
No exemplo acima o sujeito da oração são “as roupas estendidas”, esse método é possível pelo fato de apenas o pronome pessoal do caso reto poder substituir o sujeito da oração, por serem de natureza substantiva.
Mas nem sempre há um sujeito na oração, toda oração deve conter um verbo, mas não obrigatoriamente um sujeito, que é de natureza gramatical e qualquer outra definição além dessa será de natureza semântica.
Considerar o sujeito como termo essencialpode ser falho, pois há uma serie de exceções, já que existem muitas orações sem sujeito, como mostra os exemplos retirados do livro Práticas de Morfossintaxe:
Chove demais no outono.
Esta fazendo muito calor nessa cidade.
Não houve comida suficiente para os convidados.
Através desses exemplos podemos repensar alguns modos de aprender e pensar sobre a gramatica, pois como mostra Sautchuk, alguns métodos podem ser falhos.

Emprego dos conhecimentos sintáticos
O conhecimento sintático é extremamente importante, pois de nada adianta saber tudo sobre as classes gramaticais e tudo que se refere a ela se não souber aplicar estes conhecimentos em um enunciado, pois é ele que transmite a mensagem, e ela precisa estar clara e fazer sentido para o interlocutor.
A maneira que as palavras são dispostas pode comprometer o seu significado, dando margem á outras interpretações, ou pior a nenhuma se o leitor/ouvinte não compreender sua mensagem.
Outro ponto relevanteé atentar-se a questãodo emprego da vírgula, pois ela é um fator determinante. Umavírgula pode mudar completamente o sentido de uma frase.
Exercícios para praticar é muito importante, na aula referente a esse tema fizemos alguns exercícios que ajudou a entender melhor a sintática e a importância da vírgula.Trabalhar esses assuntos com ensino médioajudará os alunos e também poderá ser divertido, pois há algumas maneiras de se trabalhar o uso da vírgula, como por exemplo, ao mudar a vírgula a frase mudar para um sentidoengraçado, ou pedir aos alunos para criarem frases que possam ter seu sentido alterado  através da vírgula, essa aula com certeza será estimulante e fará o aluno absorver melhor o conteúdo através da prática.

Veja os exemplos a seguir:
Se o homem soubesse o valor que tem a mulher, andaria de rastos à sua procura.
Se o homem soubesse o valor que tem, a mulherandaria de rastos à sua procura.
Essa frase poderia gerar uma boa discussão na sala de aula, pois as meninas com certeza usariam a virgula exatamente como no 1º exemplo e os meninos como no 2º.
É importante entender que esses métodos não anula o uso de uma gramática,pois é importante aprender conceitos teóricos, para que possa aplica-los de maneira correta, uma boa gramática para ser consultada é a Nova Gramática Cegalla, que também contém o novo acordo ortográfico. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário