Universidade Paulista - UNIP
APS
Literatura brasileira: Prosa
Modernismo
Professora: Maria Goreti Cepinho
Letras – Turma: LL6P48
Beatriz Vaz Gomes A97652 – 3
Samara Braga Jorge B05151-5
Relatório do Desenvolvimento do Trabalho
Este trabalho foi baseado na leitura do livro didático PORTUGÊS
LINGUAGENS destinado ao 3° ano do Ensino Médio, capítulo 6, onde é tratado o
modernismo no Brasil, com o objetivo de aproximar a literatura brasileira dos
estudantes de maneira clara, objetiva e simplificada, contextualizando-os no
período de publicação, fazendo-os entender melhor o porque da publicação dessas
obras.
Obra:
PORTUGÊS LINGUAGENS
3° ano - Ensino Médio
Autores: Willian Roberto
Cereja e Thereza Cochar Magalhães.
Editora Saraiva
7° edição reformulada, São
Paulo, 2010.
Capítulo 6: Literatura
A Primeira fase do
Modernismo
Livro paradidático:
Macunaíma
Mário de Andrade: Vanguarda
e tradição
O livro didático PORTUGÊS LINGUAGENS destinado ao 3° ano
do Ensino Médio trata no capítulo 6 sobre a primeira fase do Modernismo,
fazendo uso de Literatura em poesia e prosa. A proposta para os alunos é que
eles façam a leitura das Obras Amar,
verbo intransitivo e Macunaíma,
de Mário de Andrade, entre outras Obras.
A maneira como é abordado o capítulo é interessante pelo
fato de inserir o leitor no momento em que aconteceu a Semana de Arte Moderna,
fazendo com que os estudantes imaginem como foi a tentativa de solidificação do
movimento renovador e a divulgação das obras e ideias modernistas. Assim, os
alunos compreendem que os escritores pretendiam defender nessa fase a
reconstrução da cultura brasileira sobre bases nacionais, criticando o apego
dos brasileiros aos valores estrangeiros que eram fortes naquela época.
Mario de Andrade foi um dos principais autores
modernistas, portanto, a escolha do uso da Obra Macunaíma para trabalhar esse movimento é de grande importância, pois representa bem a mudança artística
que estava ocorrendo desde a Semana de Arte de 1922, quando foi mostrado pela
primeira vez ao público. Esse livro compreende os ideias do movimento, pois não
havia um apego às formas e não havia a idealização do herói (o que se opõe ao
romantismo). Mario de Andrade procura, em Macunaíma,
retratar os regionalismos de uma tribo indígena.
O livro conta a história de um índio chamado Macunaíma
que nasce <<preto retinto e filho do medo da noite>>. Apesar de ser
chamado de herói, Macunaíma é, na verdade, preguiçoso, mentiroso, entre outras
características negativas, contrárias às de um herói. É marcado pela frase “ai
que preguiça!”. É aí que Mario de Andrade faz uma crítica, pois mesmo com
tantos defeitos, Macunaíma é considerado um herói.
Uma outra característica forte nessa Obra são as lendas
encontradas. Macunaíma tem um filho muito querido por todos na tribo, e a mãe
de seu filho, Ci, é picada por uma Cobra Preta. Quando amamenta a criança, os
dois morrem envenenados. Ao morrer, Ci sobe em um cipó e vai morar no céu, vira
a estrela Beta da constelação de Centauro. No lugar onde a criança é enterrada
nasce uma planta, o Guaraná. Muitas outras coisas acontecem, em torno de um
colar de Muiraquitã, que foi dado por Ci para Macunaíma. Acontecimentos estranhos
como águas mágicas entre outras coisas típicas de lendas são encontradas ao
longo da história, podendo retratas a miscigenação do povo brasileiro. Além
dessa, existe a critica de quando Macunaíma chega em São Paulo ele se depara
com diversas máquinas e carros e acredita que os homens tenham virado carro
também. Um índio que nunca teve contato com a cidade enxerga os que nela vivem
tão dependentes dessas maquinas que “se tornam” nelas.
Mario de Andrade leva Macunaíma para todos os cantos do
Brasil sem se preocupar se faz sentido geograficamente, com o intuito de falar
de todas as regiões do país e suas peculiaridades.
Apesar das dificuldades linguísticas, e de ser uma
história confusa, é um bom livro para de trabalhar no Ensino Médio.
Além de apresentar um trecho da obra e propor que os
estudantes façam a leitura completa de Macunaíma,
neste capítulo do livro didático PORTUGÊS LINGUAGENS são encontrados exercícios
para reflexão a respeito da síntese da fusão do português com dialetos
indígenas e africanos, mesclados de inúmeras variações lingüísticas, com
regionalismos, expressões coloquiais, estrangeirismos, etc. e também a respeito
da geografia brasileira, folclore e muitas coisas.
Outro aspecto importante nos exercícios é que leva os
alunos a comparar as diferenças entre as escolas literárias, fazendo uma
confrontação entre herói e anti-herói.
O Planejamento da Aula – Literatura em Prosa: Macunaíma
A primeira aula deverá ser introdutória. Primeiro é
importante apresentar a fase Modernista do Brasil aos alunos e contextualizar
com todo o mundo e com qual objetivo eles fizeram uma revolução na arte.
Abrindo espaço para as ideias dos estudantes, é importante deixar claro esse
objetivo.
Após a introdução do assunto, é importante fazer um levantamento
das Obras e dos estilos usados naquela época e então apresentar a obra que será
trabalhada: Macunaíma.
Para haver maior interesse, é importante que o professor
esteja disposto a fazer uma aula diferenciada, pois a Obra Macunaíma de Mário
de Andrade é uma obra pesada e que exige esforço para que seja um trabalho
prazeroso.
Quando os alunos já estão familiarizados com o assunto, é
muito mais fácil discutir a respeito. Então, uma leitura de algum trecho ou
capítulo feita em sala de aula é relevante, pois incentiva os alunos a lerem em
suas próprias casas.
Após a leitura feita, avaliações ou resenhas devem ser
exigidas para a aplicação do conhecimento no papel.
Conclusão
Com base no livro didático, pode-se concluir que o
trabalho com Macunaíma no 3° ano do Ensino Médio é, além de importante, muito
enriquecedor, pois leva os alunos diretamente ao período de publicação,
incentivando-os a pensar como os autores e identificar as criticas feitas por
eles naquele tempo, na semana de Arte Moderna.
Bibliografia
PORTUGÊS LINGUAGENS
3° ano - Ensino Médio
Autores: Willian Roberto
Cereja e Thereza Cochar Magalhães.
Editora Saraiva
7° edição reformulada, São Paulo,
2010.
Obra: Macunaíma
Mário de Andrade
Trabalho Postado no Blog:
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