segunda-feira, 2 de dezembro de 2013
Grupo: Cristina, Jessica Arantes, Samara e Vania
Introdução O livro Projeto Eco, Língua Portuguesa , de Roberta Hernandes e Vima Lia Martin publicado pela editora Positivo, busca usar uma linguagem acessível, escolher textos surpreendentes e propor atividades interessantes para que o aluno possa refletir sobre as literaturas que envolve a nossa cultura e a nossa formação. Desenvolvimento O livro propõe que haja uma seleção dos textos literários, no caso um poema, um fragmento de conto ou de romance, um trecho de peça teatral ou mesmo uma canção. O texto não precisa ser longo, o importante é que tenha um significado especial que justifique a escolha do aluno. Assim cada um deve elaborar seus critérios de escolha: selecionar uma obra de seu autor preferido ou ainda escolher uma obra de um autor pouco conhecido, para que tenha um maior conhecimento. Eles propõe também a formação de sarau, para que fixe as obras na mente dos alunos. O formato do sarau literário deve ser resultado de consenso, após conversas entre os participantes do projeto. Ele pode envolver uma só turma ou reunir mais classes. Pode-se ainda planejar a apresentação do sarau para grupos mais amplos, como outras classes de alunos da escola ou mesmo os familiares, pensamos que assim conseguimos desenvolver outras habilidades nos alunos. Em qualquer um desses casos, cada aluno deve escolher um texto de sua preferência para ler ou ainda declamar/contar, se tiver boa capacidade de memorização. É possível ainda pequenos grupos de alunos escolherem um único texto e prepararem sua apresentação coletivamente, montando um jogral. Se o texto escolhido for em prosa, pode ser feita uma leitura dramática ou mesmo um esquete, uma pequena cena, em que as ideias centrais do texto sejam colocadas. Além disso, se forem escolhidos poemas que foram musicados ou mesmo canções, apresentá-los com acompanhamento musical enriquecerá o trabalho. E por fim a apresentação dos textos literários; é importante que a leitura dos textos seja ensaiada, para garantir o bom desempenho de todos os participantes do sarau. A ordem das apresentações pode ser predeterminada ou ainda, se o sarau for realizado com um grupo pequeno, pode ser espontânea, obedecendo ao desejo de cada aluno de participar da atividade. O sarau literário pode ser realizado na sala de aula, no pátio ou no teatro da escola, caso tenha. Além do sarau, as atividades propostas no livro e as propostas de trabalho são importantíssimos, também para a formação de ideias criticas em relação á literatura. Conclusão Concluímos que a reflexão sobre o papel da literatura está presente na obra de grande parte dos escritores. Alguns apontam para as dificuldades de traduzir na escrita tudo o que sentem e pensam, outros, para a importância do texto, das palavras que criam histórias e mundos. Daí o projeto que é proposto aos alunos para que eles percebam como esses grandes autores sentiam ao expressar seus sentimentos. Bibliografia HERNANDES, Roberta, MARTINS, V. Lia. Língua Portuguesa 3. Projeto Eco. Editora Positivo. 320 p.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário