terça-feira, 3 de dezembro de 2013


INTRODUÇÃO:
A presente resenha tem por objetivo expressar opinião mediante a leitura do livro Português: literatura, gramática, produção de texto, de Leila Lauar Sarmento e, Douglas Tufano 1ª edição (Moderna: 2010) e analisar se os métodos adotados na editoração do livro são satisfatórios para o ensino de literatura, gramática e produção de textos no ensino médio.
Através das abordagens adotadas pelos autores será verificado se o uso do livro didático condiz com a realidade escolar de um aluno nesta fase.

LITERATURA, GRAMÁTICA, PRODUÇÃO DE TEXTO
Atualmente muito se discute sobre a educação, um dos principais assuntos é sobre qual a melhor maneira de trabalhar com os alunos para que tenham um melhor desempenho, e com esse objetivo os professores reúnem-se constantemente para analisar o desenvolvimento de seus alunos.
Um dos parâmetros usados para desenvolver os métodos e conteúdos usados durante o ano está nos PCNs, no qual os livros didáticos são baseados, este, logo em sua introdução nos diz um de seus objetivos:
“As diretrizes têm como referência a perspectiva de criar uma escola média com identidade, que atenda às expectativas de formação escolar dos alunos para o mundo contemporâneo.”
E como um dos principais meios de ensino utilizado em sala de aula ainda é o livro didático, este necessita adequar-se as propostas desenvolvidas pelos PCNs para que os alunos possam ter melhor proveito do conteúdo partindo do pressuposto de que “A perspectiva é de uma aprendizagem permanente, de uma formação continuada, considerando como elemento central dessa formação a construção da cidadania em função dos processos sociais que se modificam.” (PCN ensino médio, 2000 p.13)
A melhor forma de transmitir conhecimento aos alunos é respeitando sua geração,pois esta é muito diferente das anteriores, esses jovens preferem o uso de materiais visuais,não aceitam ficar ouvindo apenas o professor, os alunos querem/ precisam de algo que permitam a formação de opinião, então o professor precisa ter um material como referência para suas aulas que permita esta interação.
A literatura é uma das disciplinas que culturalmente falando, é muito enriquecedora, pois nos permite mesmo que indiretamente, ter contato com o contexto histórico cultural das sociedades anteriores, porém os jovens de hoje não se interessam muito por história, perguntam-se para que saber de algo que não se usa mais, em que os ajudará saber sobre determinada Obra e sociedade, se eles vivem no século XXI.
Esse é um dos desafios para o professor, que se não estiver preparado e com o material adequado para esse público, não conseguirá atingir seu objetivo, por este motivo, se faz necessária a análise do material didático, para acompanhar a qualidade deste.
O livro Português: literatura, gramática, produção de texto, de Leila Lauar Sarmento e, Douglas Tufano (1ª ed. São Paulo: Moderna, 2010.) cap 4 página 72 (capítulo- O Romantismo no Brasil: Prosa II que contém comentários e análise sobre Memória de Um Sargento de Milícias de Manuel Antonio de Almeida).Consegue suprir essa proposta, pois dentro do limite que se deve utilizar a língua portuguesa de maneira formal, que continua sendo importante mesmo respeitando os diferentes tipos de linguagens, o livro consegue transmitir os assuntos de maneira objetiva.
Outro ponto que deve ser especialmente citado é a parte visual, o livro possui imagens que ajudam o aluno a identificar o contexto histórico. Logo no inicio do capítulo é inserida uma imagem da época da primeira fase do Romantismo no Brasil, na qual o aluno consegue ter noção de como era o Brasil neste período, permitindo a ele uma visão mais clara dos acontecimentos, desta maneira, os estudantes possivelmente não se sentirão tão deslocados quando lerem um livro que foi escrito séculos antes de seu nascimento.
O glossário (p. 74 informa ao aluno o significado das palavras realçadas no texto) também é conexo, pois as palavras saem de dentro do texto, sendo assim o aluno não precisa parar a leitura para consultar um dicionário, ainda situa o leitor na localização como na página 73 que mostra uma imagem do Rio de Janeiro permitindo ao aluno, produzir um cenário em sua mente durante a leitura.
Com esta abordagem o leitor pode fazer reflexões sobre as mudanças de linguagens, discutir com os colegas e professores, proporcionando a interação dentro da sala de aula, tornando seu aprendizado mais prazeroso e efetivo.
Um ponto extremamente positivo se dá pelo fato de que Sarmento e Tufano, não separaram o livro entre literatura e gramática, a gramática foi inserida em meio às analises das obras literárias, mantendo o aluno em um estudo progressivo, facilitando o aprendizado.

Além disso, Sarmento e Tufano anexaram ao livro, uma lista de sites, e filmes, além de análise sobre a Obras estudadas proporcionando uma extensão dos estudos de literatura, gramática e produção de textos.

CONCLUSÃO:

Foi observado que o livro didático atende as expectativas para o ensino de língua portuguesa e literatura no ensino médio, por seguir uma linguagem dinâmica e interativa, quando não possível, é oferecido ao aluno um suporte em forma de glossário e imagens, para que o mesmo não se perca durante o estudo.
Foi verificado que um ponto positivo que o livro possui, é a oferta de fontes alternativas de estudo como filmes, vídeos, etc. de maneiras que, caso o professor tenha apenas o livro como recurso, poderá criar aulas mais dinâmicas e bem contextualizadas, como exigem os alunos de ensino médio.
BIBLIOGRAFIA:

SARMENTO, Leila Lauar, TUFANO, Douglas Português: literatura, gramatica, produção de texto; 1ª ed. São Paulo: Moderna,2010.


Material de apoio disponível em:

http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/blegais.pdf acessado em 18/11/2013 as 13:17

Nenhum comentário:

Postar um comentário